Curiosidades do Gabinete (cada história é sempre o remake de outra história)
Projeção vídeo HD com 3 canais síncronos, cor, loop. Realização, montagem, voz: Eduardo Brito. Captura de som: Tiago Cutileiro. Cor: Luís Costa. Este é um trabalho composto por duas tipologias de imagens e outras duas de som. No que concerne às imagens, por um lado, planos fixos de lugares: Weißensee em Berlim, onde, no Lixie Atelier, Robert Wiene filmou "Das Cabinet des Dr. Caligari" em 1919 e as imediações da Marmorhaus, a sala de cinema onde o filme estreou no ano seguinte: lugar de filmagem e lugar de projeção revisitam-se na distância de um século. Depois, planos de uma página onde literalmente se re-escreve o argumento, cem anos depois: o filme como possibilidade de representar o escrito, de filmar a partir da palavra. No som, a diegese dos espaços acima referidos é a base de uma narração-colagem a partir de excertos de "From Caligari to Hitler", de Siegfried Kracauer, "Das Cabinet des Dr. Caligari", de David Robinson, memórias pessoais de algumas passagens por Berlim e pequenos excertos de versos das canções "Be My Wife", "Heroes", "I’m Deranged" e "Where Are We Now", de David Bowie, e "Men of Good Fortune", "Berlin" e "Magic and Loss" de Lou Reed. O que quis com isto? Criar um aceno ao filme e às memórias de um espectador fascinado, uma nuvem do seu formalismo (pela representação do lugar de filmagem e lugar de estreia, argumento, espectadoria), numa mini deriva na cidade. Por outras palavras, filmar o que não acontece (ou o nada a acontecer) no lugar onde aconteceu. Agradecimentos: Athena Corcoran-Tadd, Cru Encarnação, Daniel Blaufuks, Marta Navarro Nunes, Tiago Cutileiro, Abílio Hernandez Cardoso, Bando à Parte, Jorge Santos, Luís Costa, Ricardo Freitas e Rodrigo Areias. // Curiosities from the Cabinet (every story is always a remake of another story) Tryptich conceived to the exhibition The Caligari Case, Solar Gallery, Vila do Conde, Portugal, Jul-Set 2019. Video projection, HD with 3 channels, colourr, loop. Directed, edited and narrated by Eduardo Brito. Soundscapes by Tiago Cutileiro. Colour: Luís Costa. This is a work made from two visual and two sound typologies. Where images are concerned, on the one side, fixed shots of places: Weißensee in Berlim, where Robert Wiene filmed “Das Cabinet des Dr. Caligari” in 1919, in the Lixie Atelier, and the vicinity of the Marmorhaus, the theatre where the film premiered the following year; the shooting site and the screening site revisiting each other, a century away. Then, shots of a page where the screenplay is literally re-written, a hundred years later: film as a possibility to represent the writing, to shoot from the word. As for sound, the diegeses of the abovementioned spaces is the basis for a narration-collage, from excerpts of “From Caligari to Hitler”, by Siegfried Kracauer, “Das Cabinet des Dr. Caligari”, by David Robinson, personal memories of Berlin wanderings and small extracts from verses “Be My Wife”, “Heroes”, “I’m Deranged” and “Where Are We Now”, by David Bowie, and “Men of Good Fortune”, “Berlin” and “Magic and Loss”, by Lou Reed. What was I going for with this? A nod to the film and to the memories of a fascinated viewer, a cloud of its formalism (by representing the places of shooting and screening, the screenplay, the spectatorship), in a mini drift through the city. In other words, to record what is not happening (or the nothing happening) where it happened. Acknowledgements: Athena Corcoran-Tadd, Cru Encarnação, Daniel Blaufuks, Marta Navarro Nunes, Tiago Cutileiro, Abílio Hernandez Cardoso, Bando à Parte, Jorge Santos, Luís Costa, Ricardo Freitas e Rodrigo Areias. |
Concebido para a exposição O Caso Caligari, na Solar, Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde, entre Julho e Setembro de 2019.
// Conceived for the exhibition The Caligari Case, at Solar, Cinematic Art Gallery, Vila do Conde, PT, between July and September 2019. |