Eduardo Brito trabalha em cinema, escrita e fotografia.
No cinema, a que se tem dedicado principalmente, escreveu e realizou a longa-metragem A Sibila (2023), a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís. Realizou as curtas metragens Penúmbria (2016), Declive (2018), Ursula (2020), Lethes (2021) e La Ermita (2021). Escreveu o argumento da longa O Pior Homem de Londres (Rodrigo Areias, 2024), das curtas O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015), Catherine ou 1786 (Francisca Manuel, 2017) e O Homem Eterno (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, das longas Hálito Azul (2018) e A Pedra Sonha Dar Flor (também com Pedro Bastos, 2024). Entre a fotografia e a escrita, os seus trabalhos exploram quase sempre os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem: assim por exemplo com os livros As Orcadianas (2014) e East Ending (2017) e com as séries fotográficas Sem Sinal de Perigo (2021), 5 p.m. Hotel de la Gloria (com Rui Hermenegildo, 2015), Un Samedi Sur Terre (2017), Histórias Sem Regresso (2018) e Fala Comigo, Pedra (2023). Eduardo tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a dissertação Claro Obscuro – Em Torno das Representações do Museu no Cinema. Fez especialização em guionismo na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba. Ensina regularmente, como assistente convidado, na FBAUP, onde é doutorando em Artes Plásticas, e na ESAD. Foi coordenador projecto de arquivo, curadoria e edição de espólios fotográficos Reimaginar Guimarães, desenvolvido na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Eduardo Brito 1977, Guimarães, Portugal Habilitações 2023 Doutorando em Artes Plásticas — Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 2020 Especialização em Guionismo — Escuela Internacional de Cine y TV, Cuba 2014 Mestrado em Estudos Artísticos e Museológicos — Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto 2001 História e Estética do Cinema — curso — Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 2001 Licenciatura em Direito — Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Filmes 2023 A Sibila (longa metragem, Leopardo Filmes) 2021 Lethes (curta-metragem, Bando à Parte) 2021 La Ermita (curta-metragem, Bando à Parte) 2020 Ursula (curta-metragem, Bando à Parte) 2018 Declive (curta-metragem, Bando à Parte) 2016 Penúmbria (curta-metragem, Bando à Parte) Vídeos (selecção) 2024 Strata 2021 Logashkino 2021 Ontem ou Ainda Agora 2021 Verde Cinza e Passo em Falso 2021 Paisagem da Janela 2019 Curiosidades do Gabinete (tríptico) 2017 Where’s Your Memory? (experimental) 2016 Maasai (videoclip) 2016 Et In Arcadia Ego, com Egle Bazaraite (experimental) 2015 As Simultâneas, com Rita Faustino (experimental) 2014 Shoes for Man With no Feet (videoclip) 2013 Terras Interiores, com Joana Gama 2013 Volta, com Rita Faustino (experimental) 2013 Linha (experimental) Argumento 2024 O Pior Homem de Londres (longa, real. Rodrigo Areias) 2024 A Pedra Sonha Dar Flor (longa, real. Rodrigo Areias) 2023 Dueto Duelo (teatro, com Joana Bértholo, dir. Ricardo Vaz Trindade) 2023 Vapor (texto, curta, real. Susana Abreu) 2022 Descanso na tua voz (teatro, dir. Diana Sá) 2021 A Arte da Memória (texto, doc, real. Rodrigo Areias) 2020 Ouve-me de Perto como se te tocasse (teatro, dir. Diana Sá) 2018 Blue Breath (longa, real. by Rodrigo Areias) com Rodrigo Areias 2017 O Homem Eterno (curta, real. by Luis Costa) 2017 Laboratório (Experimental, real. by Fernando José Pereira) 2017 Catherine or 1786 (Experimental, real. by Francisca Manuel) 2015 A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Curta, real. by Manuel Mozos) 2012 O Facínora (Curta, dir. by Paulo Abreu) Exposições (selecção) 2021 Sem Sinal de Perigo, A Homem Mau, Lisboa 2021 Ligatura, Galeria Ocupa, Porto 2019 Todos os Auto-Retratos que ainda não tinha tirado, Galeria Cru, Porto 2018 Coisas Tão Diferentes Agora, CAAA, Guimarães 2018 Histórias Sem Regresso, Museu Júlio Dinis, Ovar 2017 Un Samedi Sur Terre, Maison du Portugal, Paris 2017 Revisão, Museu do Douro, Régua 2016 Passing Place, Miolo, Ponta Delgada 2015 Sob A Luz Quase Igual in Os Inquéritos [à Fotografia e ao Território], CIAJG, Guimarães + Museu Nacional de Etnologia, Lisboa 2010 Terras Últimas [Last Lands], CCVF, Guimarães Fotografia (livros) 2019 Coisas Tão Diferentes Agora 2018 Histórias Sem Regresso 2017 Revisão 2014 Uma Variação Veneziana 2010 Terras Últimas Ficção (livros) 2023 El Recinto Circular (Fotografia de Laura San Segundo, ed. Dispara) 2023 Fala Comigo, Pedra (Cutelo) 2018 Tempo Depois (ed. do autor) 2017 East Ending (Pianola) 2016 Três Contos Sem Saída (Tea for One) 2014 As Orcadianas (Grisu) Co-fundador Club Rosenlaui, Suíça CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães Pianola Editores, Lisboa Secção de Fotografia do Cineclube de Guimarães Membro The Cloud Appreciation Society Marshal Memorial Fellowship - The German Marshall Fund for the USA. I2ADS Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Rádio Universidade de Coimbra |
Eduardo Brito works on film, writing and photography.
He wrote and directed the feature film The Sybil, after the novel of the same name, published in 1954 by Agustina Bessa-Luís. Eduardo also directed the short films Penumbria (2016), Slope (2018), Ursula (2020) and Lethes (2021). He wrote the feature film The Worst Man In London (Rodrigo Areias, 2024) and the short films The Scoundrel (Paulo Abreu, 2012), The Glory of Filmmaking in Portugal (Manuel Mozos, 2015), Catherine or 1786 (Francisca Manuel, 2017) and The Everlasting Man (Luís Costa, 2017). Along with Rodrigo Areias, Eduardo wrote Blue Breath (2018) and The Stone Awaits To Blossom (also with Pedro Bastos, 2024). Eduardo’s text and photo works explore the connections amidst reality, fiction and memory, as well text-image relations: so in the books East Ending (2017) and The Orcadians (2014), and also in the photographic series No Sign of Danger (2021), 5 p.m. Hotel de la Gloria (with Rui Hermenegildo, 2015) Un Samedi Sur Terre (2017), Stories with no Return (2018) and Speak to me, stone (2023). He holds a Master's degree in Artistic Studies - Museology and Curatorial studies - from the Faculty of Fine Arts, University of Porto (FBAUP), with the dissertation Claro-Obscuro: around the representations of the Museum in Fiction Films and also a degree programme in Scriptwriting at the Escuela Internacional de Cine y TV, Cuba. Eduardo teaches regularly as assistant professor at FBAUP, where he's a PhD candidate, and also at ESAD. He was project coordinator of Reimagining Guimarães, a photography, archive and curatorial programme developed for the Guimarães 2012 European City of Culture. Eduardo Brito 1977, Guimarães, Portugal Education 2023 PhD Candidate, Faculty of Fine Arts, University of Porto2020 Degree programme in Filmscript, Escuela Internacional de Cine y TV, Cuba 2014 Master's degree in Artistic Studies - Museology and Curatorial studies, Faculty of Fine Arts, University of Porto 2001 Degree programme in History and Aesthetics of Cinema, Faculty of Humanities, University of Coimbra 2001 Law degree, Faculty of Law, University of Coimbra Films 2023 The Sibyl (feature film) 2021 Lethes (short film) 2021 La Ermita (short film) 2020 Ursula (short film) 2018 Slope (short film) 2016 Penumbria (short film) Videos (selection) 2024 Strata 2021 Logashkino 2021 Yesterday, still now 2021 Green Gray and Stumble 2021 Landscape from a Window 2019 Curiosities from the Cabinet (tryptich) 2017 Where’s Your Memory? (experimental) 2016 Maasai (videoclip) 2016 Et In Arcadia Ego, with Egle Bazaraite (experimental) 2015 Simultaneous, with Rita Faustino (experimental) 2014 Shoes for Man With no Feet (videoclip) 2013 Over the Hills, with Joana Gama 2013 Volta, with Rita Faustino (experimental) 2013 Line (experimental) Scriptwriting 2024 The Worst Man In London (Feature, dir. by Rodrigo Areias) 2024 The Stone Awaits to Blossom (Feature, dir. by Rodrigo Areias) 2023 Dueto Duelo (theatre, w. Joana Bértholo, dir. Ricardo Vaz Trindade) 2023 Vapor (text, shortfilm, dir. by Susana Abreu) 2022 Descanso na tua voz (theatre, dir. Diana Sá) 2021 The Art of Memory (text, doc, dir. by Rodrigo Areias) 2020 Ouve-me de Perto como se te tocasse (theatre, dir. Diana Sá) 2018 Blue Breath (Feature, dir. by Rodrigo Areias) with Rodrigo Areias 2017 The Everlasting Man (Short, dir. by Luis Costa) 2017 Laboratório (Experimental, dir. by Fernando José Pereira) 2017 Catherine or 1786 (Experimental, dir. by Francisca Manuel) 2015 The Glory of Filmmaking in Portugal (Short, dir. by Manuel Mozos) 2012 The Scoundrel (Short, dir. by Paulo Abreu) Selected exhibitions 2021 No Sign of Danger, A Homem Mau Gallery, Lisboa 2021 Ligature, Ocupa Gallery, Porto 2019 All the self-portraits I hadn't yet taken, Cru Gallery, Porto 2018 Things So Different Now, CAAA, Guimarães 2018 Stories with no Return, Museu Júlio Dinis, Ovar 2017 Un Samedi Sur Terre, Maison du Portugal, Paris 2017 Revisão, Museu do Douro, Régua 2016 Passing Place, Miolo, Ponta Delgada 2015 Under the Almost-Same Light in Os Inquéritos [à Fotografia e ao Território], CIAJG, Guimarães, and National Museum of Ethnology, Lisboa 2010 Terras Últimas [Last Lands], CCVF, Guimarães Photo albums 2019 Things So Different Now 2018 Stories with no Return 2017 Revisão 2014 Uma Variação Veneziana (A Venetian Variation) 2010 Terras Últimas (Last Lands) Books 2023 El Recinto Circular (Fotografia de Laura San Segundo) 2023 Fala Comigo, Pedra (Speak to me, stone) 2018 Tempo Depois (Time After) 2017 East Ending 2016 Três Contos Sem Saída (Three short stories with no way out) 2014 As Orcadianas (The Orcadians) Co-founder Pianola Publishing, Lisbon CAAA Center for Arts And Architecture Affairs, Guimarães Club Rosenlaui, Switzerland Photography department of Guimarães' Cineclub Member The Cloud Appreciation Society Marshal Memorial Fellowship - The German Marshall Fund for the USA. I2ADS's Research Group, Fine Arts School, University of Porto Coimbra University Radio |