terras interiores | over the hills
Instalação (fotografia + filme)
Filme: 11'37'' HD 1080P
Realizado por Eduardo Brito. Piano: Joana Gama. Música: Carlos Marecos. Edição: David Ferreira.
Fotografia: 50x37,5cm, impressão em fine art paper.
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over the hills
Installation (photo + film)
Film: 11'37'' HD 1080P
Directed by Eduardo Brito | Piano: Joana Gama | Music: Carlos Marecos | Edited by David Ferreira.
Photographs: 50x37,5cm, fine art paper print.
Terras interiores - apresentações
Asagaya Art Street Festival, Tokyo, Japão, 18 de Março de 2015 [projecção do filme]. Asagaya Art Street Festival, Tokyo, Japão, de 3 a 23 de Março de 2014 [projecção do filme]. CAAA, Guimarães, de 7 a 29 de Setembro de 2013 [instalação]. Carlos Marecos – Música Joana Gama – Piano Eduardo Brito – Imagem Terras interiores é um exercício de vídeo e fotografia sobre música, motivado pela peça para piano terras por de trás dos montes, de Carlos Marecos. Esta obra é composta por quatro segmentos nomeados a partir de quatro terras do interior de Portugal: Paul, na Beira-Baixa; Reguengos de Monsaraz, no Alentejo; Miranda do Douro e Paradela, em Trás-os-Montes. A partir de terras por de trás dos montes, o fotógrafo Eduardo Brito e a pianista Joana Gama viajaram por duas vezes entre estas quatro terras. Estas viagens serviram não só para a recolha de material visual para a montagem e realização das Terras interiores, mas também para a preparação da interpretação da peça por Joana Gama: aplicando a vivência do lugar à interpretação musical, a pianista está em Paul, Reguengos, Miranda e Paradela quando interpreta as peças homónimas. Terras interiores é, assim, o resultado de um processo baseado na ideia de viagem, de viagem interior (e circular): a imagem das terras motiva música, a música motiva uma viagem em busca de imagens e as imagens alinham-se em quatro segmentos fílmicos e num conjunto de fotografias que estabelecem com os filmes uma relação de paragem, silêncio e durabilidade; de proximidade e referenciação. Mais do que um trabalho ilustrativo de uma certa ideia de um país interior, esquecido, abandonado, Terras interiores pretende ser um espelho de uma lenta itinerância (as viagens foram feitas sempre por estradas secundárias, durando vários dias), que propõe possibilidades de resposta à questão: que imagens convocam estas músicas? Over the hills was presented at Asagaya Art Street, Tokyo, Japan, March 18th 2015. Asagaya Art Street, Tokyo, Japan, March 3rd-23rd 2014. CAAA, Guimarães, September 7th - 29th 2013. Carlos Marecos – Music Joana Gama – Piano Eduardo Brito – Image Over the hills is a multimedia project motivated by the piano piece "terras por de trás dos montes" ("lands behind the hills") by Portuguese composer Carlos Marecos (b. 1963). This musical piece has four movements named after four villages in the inland of Portugal: Paul, in Beira-Baixa; Reguengos de Monsaraz, in Alentejo; Miranda do Douro and Paradela, in Trás-os-Montes. All the places form an imaginary line throughout the eastern part of the country: Portugal’s most forgotten and abandoned lands. Over the hills consists of four film segments with Marecos’ music as a soundtrack, plus a series of photographs. The four films reflect the idea of wandering, of a slow journey through peripheral places. The photographs reflect the films’ photographic nature, by presenting images that seem to be (but are not) film stills. Over the hills, therefore, connects landscape and music, still and moving image. Having the musical ambience of this piece in mind, photographer Eduardo Brito and pianist Joana Gama have done two 350 miles’ journeys between these four villages. These two journeys served not only to collect the visual material (film and photography) for the creation of this work’s visual part but they were also crucial in the preparation for the performance of the piano piece by Joana Gama: by applying the experience of the places to performance, the pianist is, in fact, in Paul, Reguengos, Miranda and Paradela when she plays the homonymous pieces. Over the hills can be an illustrative work of the inland country, forgotten and abandoned. But this work’s main goal is to establish connections between landscape and music – on its semantic path – and between still image and moving image: the filmic parts are profoundly photographic in its framing and composition. It is also a short narrative on slow roaming (the journeys were always done through secondary roads and lasted several days) presenting possible answers to the question of which images suit these musical pieces. |